quinta-feira, 5 de maio de 2011

Recicle seu chiclete!

   O chiclete, originalmente produzido com látex extraído de árvores, foi inventado pelo americano Thomas Adams por volta de 1860, mas essa técnica foi sendo modificada ao longo do tempo. Hoje, o chiclete é feito de produtos derivados do petróleo, como parafinas e resinas, e são fabricadas toneladas do produto anualmente para atender ao consumo mundial. Os Estados Unidos são os maiores produtores, com 224 mil toneladas por ano, seguidos pela China, com 148 mil toneladas, e pelo Brasil, com 57 mil toneladas.
   Mas essa goma de mascar é prejudicial para o meio ambiente. Quando jogados no chão, além de grudarem em sapatos, os chicletes podem colar em pelos de animais e bicos de aves, que acabam morrendo por asfixia. Quando jogados no lixo, vão para aterros sanitários, onde demoram em média 5 anos para se decompor.
   A solução para esse problema foi inventada por Anna Bullus, uma designer inglesa que criou uma maneira prática de coleta da goma de mascar. Ela desenvolveu, em parceria com laboratórios químicos, um plástico resistente a partir do chiclete reciclado, que está sendo usado na produção de pequenas lixeiras arredondadas, feitas para as pessoas depositarem seus chicletes quando estiverem andando pelas ruas.
Essa pequena lixeira, que pode ser acoplada em postes de luz, é chamada de Gumdrop, e tem como slogan “Dê uma segunda vida ao chiclete”.
   A idéia é que os chicletes sejam depositados dentro dos gumdrops, que serão usados na fabricação de capas para celulares, brinquedos e novos gumdrops para serem espalhados pelo mundo. O projeto já está sendo testado em Londres.



Um comentário:

  1. mais fácil jogar no asfalto, pois o chiclete acaba se fundindo com o mesmo.

    ResponderExcluir